[FUG-BR] Compatibilidade pf e iptables

irado furioso com tudo irado em hotpop.com
Terça Julho 3 08:25:11 BRT 2007

Em Tue, 3 Jul 2007 00:02:52 -0300
"Rodrigo de Brum Chimainski" <rodrigodbc em gmail.com> escreveu:

> ouvimos comentários de que o pf tem a mesma sintaxe do iptables...
> seria verdade mesmo que o pf possui as mesmas opções que o iptables?

bem.. se estiver se referindo à "filtragem de pacotes",
redirecionamento e outras coisinhas, a resposta é SIM.

Pena que vc não perguntou nada quanto à EFICIENCIA e
facilidade de compreensão das regras, onde o iptables afunda
miserávelmente. ;) (isto foi OPINIÃO PESSOAL).

> Mesmo que for verdade ou não qual o firewall mais aconselhado a usar
> no FreeBSD? ipfw ou pf?

IMHO, aquêle com o qual vc se sente melhor. Aquêle com o qual vc tenha
maior proficiência. Eu uso IPFilter, IPFW e PF e.. são diferentes
quanto à sintaxe mas BEM CONFIGURADOS são iguais em resultados.

--
saudações,
irado furioso com tudo