[FUG-BR] Freebsd Freeze

Quinta Julho 5 15:02:11 BRT 2007

Joao Victor da Costa wrote:
> Interessante,
>  Alguém aqui utiliza firewall (maquina com carga de rede ) com
> Processador pentium D e SMP ativado ? Atualmente estou efetuando teste
> de stress com um processador Pentium D utilizando kernel compilado com
> suporte ao SMP. A linha de comando do teste é:
>
> stress --cpu 150 --io 80 --vm 60 --vm-bytes 10m --timeout 60s

Joao,

Esse --vm-bytes combinado com --vm 60 eh sulficiente pra testar toda sua
memoria RAM simultaneamente? Voce tem apenas 600M? Outra coisa, voce nao
parece estar testando acesso a disco com gravacao de metadata. Tente
adicionar `-d 10` aos seus testes.

> Esta linha cria 150 processos , 80 efetuando sync() em disco, 60
> efetuando malloc()/free() de 10mb.
>
> O interessante é que as vezes ela trava e as vezes não.

Nesse caso isole os testes. Remova o --timeout e teste primeiro CPU,
depois disco, depois memoria, isoladamente, pra saber qual e sob que
circunstancias o servidor trava. De forma geral testar tudo ao mesmo
tempo pra mim, 'e sempre entropia, e acaba nao me dando a nocao exata de
performance e problema, ja que os testes concorrem entre si e um
prejudica o outro.

> PS: Atualmente o teste não está sendo efetuado com a maquina utilizando
> recursos de rede.

Deveria. Principalmente se os devices de disco e rede dependerem de
ACPI, ou se voce tiver polling ativado na NIC.

Sugiro que os testes sejam feitos isoladamente, com stress, porem,
simultanemente com netperf ou iperf.

Primeiro, garanta que a 3Com esta com o modo de operacao explicitamente
configurado. Jamais use 3Com com autoselect. Assim voce nao depende da
"sorte" de cair com um lote funcional ou problematico, se for serie 3c9X

--
Patrick Tracanelli

FreeBSD Brasil LTDA.
(31) 3281-9633 / 3281-3547