[FUG-BR] Bibliografia

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Quinta Julho 12 09:35:40 BRT 2007

On 7/11/07, Araray Velho <araray em gmail.com> wrote:
> Caro Thiago,
>
> Muito obrigado pela resposta.
>
> Sim, eu recebera essas mensagens tempos atrás. Eu estava esperando novas
> sugestões: livros, arquivos, etc.

As minhas sugestões de leitura são influenciadas por meus próprios
interesses e pelo que eu enxergo ao olhar para a prateleira logo à
minha direita. :-) De qualquer jeito, lá vai.

Sobre o Kernel do SO: The Design and Implementation of The FreeBSD
Operating System, de Kirk McKusick e George Neville-Neil.

Sobre programação Unix em geral: Advanced Programmers in the Unix
Environment, de W. Richard Stevens e Stephen Rago. Esta é a segunda
edição do clássico do Stevens, atualizada por Rago. Há um texto online
do mesmo feitio, mas bem mais sucinto:
http://www.khmere.com/freebsd_book/index.html

Sobre programação para  redes: Unix Network Programming, também de W.
Richard Stevens (dois volumes). O volume 1 tem uma edição recente, a
terceira, atualizada por Bill Fenner a Andrew Rudoff. O volume 2 ainda
está na segunda edição, mas continua atual. Há uma edição em portuglês
do volume 1, editada pela Bookman, que deve fazer o Stevens se revirar
na sepultura (alguém aí sabe o que vem a ser " Soquetes de
gerenciamento de chaves baseado em IPSec"?)

--
Carlos A. M. dos Santos