[FUG-BR] RES: squid passo a passo

Terça Julho 17 11:07:54 BRT 2007

Opa, desconsidere algumas respostas, às vezes o pessoal da lista é meio
direto nas respostas,faz parte :P

Se o squid já está rodando e gerando logs, é só você instalar o sarg pelo
ports e mandá-lo ler o log do squid (/usr/local/squid/logs/Access.log). é
isto? Se for, ele vai gerar o log com o IP do usuário.

Sobre autenticado, o squid autenticado não pode ser transparente. Sabendo
disto, você terá que colocar o squid manualmente no browser do usuário ou
criar uma política do AD que configure isto, etc.
Daí você tem que definir qual tipo de autenticação você quer no squid. Ele
pode autenticar desde uma base própria de senhas até via LDAP, passando por
passwd, AD e por aí vai.

A autenticação mais simples é a digest, aonde o próprio squid mantem o seu
passwd. Independente de qual autenticação você for utilizar, o sarg irá
aceitar, ao invés de gerar relatório por IP, será o nome do usuário.

É isto que você deseja? :)

Abraços