[FUG-BR] Interface carp e sysctl - habilitar na inicialização

Silmar Oliveira silmarantonio.listas em gmail.com
Quarta Julho 18 19:52:37 BRT 2007

> Problema 1:
> Instalei o carp e está funcionando legal. (Minha base foi o excelente
> artigo do Daniel Bristot de Oliveira:
> http://www.fug.com.br/content/view/124/60/)
> O problema é que quando reinicio o servidor, ele não ativa a interface do CARP.
> O sysctl também perde a configuração.
> Aí tenho que executar nos 2 servidores:
>
> # ifconfig carp0 up
> # sysctl net.inet.carp.preempt=1
>
> Tem alguma forma de automatizar isso na inicialização?
>
> Problema 2:
> Um dos servidores não foi configurado por mim e não aparece o status
> [...]

c0re dumped,
O esquema do sysctl foi legal, mas o do shell script não funfou.

Coloquei o shell (inicializa.carp) conforme vc falou no
/etc/local/etc/rc.d (permissões 755). Ele starta o carp (dá para ver
no ifconfig), mas não levanta a interface carp0. Então acrescentei
ifconfig carp0 up ao final. Ficou assim:

#!/bin/bash
ifconfig carp0 create
ifconfig carp0 vhid 1 advskew 1 pass testpast 172.16.0.105/16
/sbin/ifconfig carp0 up

Reiniciei a máquina, mas não levantou a interface carp0.
Interessante que quando eu executo no braço (sh inicializa.carp) vai legal...
O que posso estar errando?

Por enquanto valeu, brow

Marcio e outros colaboradores, eu consegui configurar e está
funcionando legal, o único problema é que não inicializa
automaticamente. Tenho que startar no braço. Se vcs tiverem alguma
luz, mandae :)
Valeu galera.

Abs,

Silmar