[FUG-BR] Erro em tape

Antonio Torres antonio.torres em vsat.com.br
Sábado Junho 2 00:12:53 BRT 2007

Fabiano Caixeta Duarte escreveu:
> Salve!
>
> Tenho um servidor com a seguinte unidade de fita DAT conforme segue:
> sa0 at mpt1 bus 0 target 6 lun 0
> sa0: <SEAGATE DAT    9SP40-000 910B> Removable Sequential Access SCSI-3
> device
> sa0: 80.000MB/s transfers (40.000MHz, offset 32, 16bit)
>
> A versão do FreeBSD em uso é 6.2.
>
> Quando tento escrever na fita, ocorre o seguinte erro:
>
> (sa0:mpt1:0:6:0): REWIND. CDB: 1 0 0 0 0 0
> (sa0:mpt1:0:6:0): CAM Status: SCSI Status Error
> (sa0:mpt1:0:6:0): SCSI Status: Check Condition
> [...]

Fora todas as dicas normais de SCSI (cabos sem vincos, terminações
adequadas, etc.):

Leia atentamente o manual da unidade DAT....

possibilidades:

1 - precisa de limpeza de cabeças; a "luzinha" amarela esta acesa mesmo
sem fita? use uma fita de limpeza (mas leia o manual: usar fitas de
limpeza "a torto e a direito" danifica a unidade)

2 - problema de "straps"... no manual tem um bocado de "dicas" de
"strapeamento" para diversos OSs...

3 - problema de fonte !! fontes XingLing (ou fontes boas muito velhas ou
sobrecarregadas) geram ruido que interfere com as DDS4; afastando o cabo
SCSI dos cabos da fonte pode resolver (quase fiquei sem cabelos para
descobrir isso)

[]s

Antonio Torres