[FUG-BR] Erro em tape

Fabiano Caixeta Duarte fabiano em fearp.usp.br
Segunda Junho 4 14:07:18 BRT 2007

On Sat, 2 Jun 2007, Antonio Torres wrote:

> Fora todas as dicas normais de SCSI (cabos sem vincos, terminações
> adequadas, etc.):
>
> Leia atentamente o manual da unidade DAT....
>
> possibilidades:
>
> 1 - precisa de limpeza de cabeças; a "luzinha" amarela esta acesa mesmo
> sem fita? use uma fita de limpeza (mas leia o manual: usar fitas de
> limpeza "a torto e a direito" danifica a unidade)
>
> 2 - problema de "straps"... no manual tem um bocado de "dicas" de
> "strapeamento" para diversos OSs...
>
> 3 - problema de fonte !! fontes XingLing (ou fontes boas muito velhas ou
> [...]

Antonio, grato pela resposta. Entretanto, talvez um detalhe te tenha
passado despercebido:

Testei o mesmo hardware, mesma unidade e mesma fita com outros SOs e
consegui ler/escrever na fita.

Sobre o hardware, trata-se de uma servidor IBM semi-novo. Nada velho ou
XingLing ;)

A questão tem a ver com kernel do Free 6.2. Funcionava com Free 5.3 com
falhas exporádicas.

Qualquer ajuda sobre configuração é bem vinda!