[FUG-BR] Rede

Alex Moura alexsm em gmail.com
Quarta Junho 20 13:03:37 BRT 2007

On 6/20/07, Luciano Tasselli - Informática <luciano.tasselli em arel.com.br> wrote:
> Bom dia Gaçlera do freebsd, bom seguinte ... eu sou meio iniciante ...
> to precisando de uma super ajuda .. eu tinha um servidor (LINUX)aqui em
> minha micro empresa ... com o seguinte papel (recebendo internet) de um
> modem com ip fixo (201.24.129.42) e um que fornecia internet para a
> minha rede interna(DMLK) (10.0.0.1), isso ele tava com o firewall
> (squid) con filtro por palavras ... ai eu conheci o freebsd, bom, bem
> melhor que o linux, contudo é diferente gostaria de saber se alguem
> poderia me ajudar a configurar o meu servidor aki ...

Instale o FreeBSD, configure as interfaces de rede com os IPs externo
e  interno[1], habilite o roteamento entre as interfaces[1], configure
o default gateway[1], o timezone[1], a sincronização de relógio via
ntpdate[1], a resolução de nomes (cliente DNS) e o firewall. Instale o
squid e copie a configuração do servidor anterior, fazendo os ajustes
necessários (PATHs etc.).

[1] Estas tarefas podem ser feitas através da ferramenta sysinstall

Para realizar as tarefas acima, vai precisar editar os arquivos:
/etc/rc.conf  |  /etc/resolv.conf  |  /etc/pf.conf**  e  o
/usr/local/etc/squid/squid.conf***

**  Se quiser usar o pf firewall
*** Após a instalação do squid

Depois que o servidor estiver com acesso internet, use um dos
seguintes comandos para instalar o squid:

pkg_add -rv squid  # ou então use:

portsnap fetch extract && cd /usr/ports/www/squid && make install clean

O segundo comando deve demorar um bom tempo para executar, dependendo
da velocidade do seu acesso internet e do poder de processamento do
servidor.

Isso deve funcionar ou te deixar bem próximo do seu objetivo.

Completando estas configurações com sucesso, deverá funcionar como
você precisa. Responda para a lista caso tenha dificuldades.

Outras referências:
 - http://www.linuxman.pro.br/squid/
 - http://www.vivaolinux.com.br/artigos/impressora.php?codigo=2509
 - http://www.google.com.br/search?num=100&hl=pt-BR&safe=off&q=%2Bfreebsd+%2Bfirewall+%2Bpf+%2BNAT+%2Bsquid&btnG=Pesquisar&meta=lr%3D