[FUG-BR] RES: RES: Licença qmail

Quarta Maio 2 09:00:08 BRT 2007

Flávio, é a tal coisa, isto é igual religião e futebol, é particular, já
gerou muita flame aqui na lista. Eu acho que a melhor solução é aquela que o
departamento de TI da empresa domina e que tem os recursos que a empresa
necessita.

Exemplo, não adianta instalar um qmail+vpopmail+spam+antivírus se o servidor
está rodando nagios e mandando um e-mail a cada 10 dias hehe.

Da mesma maneira não adianta deixar um sendmail com os hash se quem vai
operar é uma pessoa que não domina a Shell.

Particularmente utilizo só a turiminha de
qmail/vpopmail/spamcontrol/clamav/spamassassin/procmail. Comecei a utilizar
porque, na época(coisa de 5anos talvez não sei), era a interface mais
amigável, com o  vpopmail e possuía farta documentação.

Hoje em dia postfix, exim e Cia possui recursos semelhantes, mas já o
domino.

Se você optar pelo qmail, na própria página da fug tem um tutorial completo,
com SPF/DK e outros recursos!

Abraços