[FUG-BR] RES: RES: Licença qmail

Quarta Maio 2 11:25:18 BRT 2007

Nilson,

> Olha, discordo em genero, número e grau de você. São tantas
> as restrições impostas ao qmail que são incompatíveis com
> o meu conceito de livre. Se vc não pode mecher a vontade
> no codigo fonte e passar pra frente as melhorias que vc
> fez nele de uma forma prática então não é livre, prefiro
> chamá-lo de pseudo-livre.

Você pode alterar o código fonte a vontade, desde que solte suas alterações
em patchs.
Você não pode é empacotar os seus patchs ao .h/.c Makefile, etc etc, fazer
um binário ou coisa assim

Agora, como isto chama, qual é a ideologia, se é livre ou não, isto é papo
prá menino nerd em convenção de Linux ficar discutindo.

Para mim, se eu posso usar, fazer o que eu quero no meu servidor, sem pagar
nada ou sem a PF vir atrás multando, é livre/gratuito/0800/di grátis, como
quiser.

Ideologia é coisa furada, já comentei sobre isto a algum tempo atrás na
discussão sobre licenças...

> E convenhamos, esse esquema de patches e mais patches pro
> qmail é uma mega-enjambra. Alguém devia ter o bom senso
> e inventar algo do tipo Qmail Updade 1, uma mega coleção
> de patchs reunidos num só arquivo de patch pra ser aplicado
> evitando assim as incompatilidades q os patchs criam uns
> com os outros fazendo altas cacas sem noção. Volta e meia
> alguém na lista reclama de algum comportamento bizarro do
> qmail.. por que será??

Bom, já tiveram o bom senso, o spamcontrol faz isto, é uma megacoleção de
patchs. O netqmail também faz parecido... arrumaram todos os mini-patchs em
um "patchzão", basta um tar xvfpf, patch <, ./configure, make, make install.
Se for no freebsd então:

Cd /usr/ports/mail/qmail-spamcontrol; make; make install

Agora, se um patch maluco que alguém criou faz  o qmail autenticar no
diretório da Novell e salvar a senha em formato XYZ em um mainframe, que é
incompatível com o outro patch que faz o relay ser baseado no campo from, ao
mesmo tempo que verifica um .cdb que é salvo via nfs sei La aonde,
paciência.

Da mesma maneira que o software XYZ tem a limitação "W", diversos patchs são
incompatíveis entre si.

Se não quer fazer caca, basta utilizar patchs testados pelo público e que
funcionam, sem inventar moda. Pelo menos desconheço caso de quem instalou o
spamcontrol pelo tutorial da FUG e deu errado.
Agora, da mesma maneira que falei acima, se o usuário inventa demais e quer
fazer patch mirabolante, é problema dele.

Indo mais a fundo ainda, o DJB reconhece como funcional só o que está no
site dele. Então, qualquer outra alteração(leia-se patch), é problema de
quem fez e quem aplicou.

Então, quando o administrador reclama que um patch mirabolante, achado na
NET, fez com que o relay ficasse maluco, não é problema do qmail, mas do
patch que ele, conscientemente, aplicou :)