[FUG-BR] Montagem automatica de cdrom, pendrive, floppy

Diego Aranha iamscared em gmail.com
Sexta Maio 4 08:05:31 BRT 2007

Tenho um Desktop FreeBSD que monta tanto pendrives como CD-ROMs no KDE
utilizando HAL/DBUS. As etapas são simples:

- Instalar hald, dbus e polkitd;
- Adicionar polkitd_enable="YES", dbus_enable="YES", hald_enable="YES"
no rc.conf;
- Adicionar o usuário que poderá montar ao grupo operator;
- Criar o diretório /media (se ele não existir);
- Tirar os CD-ROMs e pendrives do /etc/fstab;
- Aqui eu precisei botar uma entrada no /devd.conf para o devfs ser
reiniciado sempre que um evento de umass for detectado, para que as
permissões customizadas que eu atribuí no /etc/devfs.conf fossem
aplicadas;

(Talvez ainda falte uma pequena configuração no HAL para permitir o
acesso por parte do usuário, não tenho certeza. Talvez tenha que setar
a sysctl de user_mount para 1 também :)

Se faltar alguma coisa, por favor, completem.

É isso. Se der algum problema, posso verificar o estado de algum
arquivo na máquina funcional.

Boa Sorte.
--
Diego Aranha