[FUG-BR] PPPoE em Rede Wireless

Segunda Maio 21 11:29:12 BRT 2007

On 5/21/07, Luiz Otavio Souza <luiz at visualconnect.com.br> wrote:

> O problema do pppoe é que cada conexão executa um ppp e como
> consequencia consome 3MB de memória.
>
> Assim para 100 conexões, consumem 300MB de memória só para o ppp então
> dimensione bem o seu servidor pppoe.

Quase isto. É um pouco menos de 3 MB, mas ainda deve-se levar em conta
que a parte de código dos processos pode estar uma vez só na memória,
e também as bibliotecas que são compatilhadas, e só as partes de dados
(data, BSS, head, stack etc) que devem existir para cada processo. E como
nem todos os dados e código do processo estarão em uso, como inicialização
e finalização do programa e dados manipulados nestas horas, acho que boa
parte do processo poderá ir para swap sem perdas de desempenho, ficando
em memória o que é necessário para manter a conexão PPPoE. Mas isto só
poderá ser avaliado melhor depois de uma grande quantidade de usuários
conectados.

> Outro problema dele é que na rede wireless, pequenas interrupções
> (latencia/interferencias) acontecem a todo momento (e na maioria das
> vezes o usuário não percebe) já com o pppoe a conexão pode "cair" várias
> vezes e causar uma má impressão da sua rede.

Com wireless aumentam as chances destas quedas, portanto a rede tem
que estar bem feita. Mas a queda mesmo só ocorre, creio eu, depois de
perder 5 pacotes de teste consecutivos, o que implica em muito azar e/ou
uma rede muito ruim.

João Rocha.