[FUG-BR] NAT 'nativo' com gateway_enable="YES"

Marcelo/Porks marcelorossi em gmail.com
Segunda Novembro 19 17:00:30 BRST 2007

Senhores, estou com uma pequena dúvida... das mais básicas, creio seu.

Quando eu adiciono ao /etc/rc.conf a seguinte linha:
gateway_enable="YES"

O FreeBSD passa a funcionar como um roteador para minha rede interna,
ou seja... ele passa a fazer NAT para a rede interna...

Entretanto eu utilizo o PF para fazer NAT.

O que eu queria saber é:

A) 'gateway_enable="YES"' habilita outra coisa alem do NAT?
B) Alguém da lista usa o PF para fazer NAT, e removeu do
'/etc/rc.conf' a linha 'gateway_enable="YES"'?

Obrigado a todos!

--
Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."