[FUG-BR] NAT 'nativo' com gateway_enable="YES"

Renato Martins renato em redenetworks.com.br
Segunda Novembro 19 17:06:23 BRST 2007

Não essa opção  gateway_enable="YES" habilita o forward de pacotes se vc
tirar isso os pacotes não serão roteados ou repassados vc so deve tirar isso
se essa maquina não rotear nada ou ter somente uma interface ex um webserver
um mailserver
----- Original Message -----
From: "Marcelo/Porks" <marcelorossi at gmail.com>
To: "Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR)"
<Freebsd at fug.com.br>
Sent: Monday, November 19, 2007 5:00 PM
Subject: [FUG-BR] NAT 'nativo' com gateway_enable="YES"

Senhores, estou com uma pequena dúvida... das mais básicas, creio seu.

Quando eu adiciono ao /etc/rc.conf a seguinte linha:
gateway_enable="YES"

O FreeBSD passa a funcionar como um roteador para minha rede interna,
ou seja... ele passa a fazer NAT para a rede interna...

Entretanto eu utilizo o PF para fazer NAT.

O que eu queria saber é:

A) 'gateway_enable="YES"' habilita outra coisa alem do NAT?
B) Alguém da lista usa o PF para fazer NAT, e removeu do
'/etc/rc.conf' a linha 'gateway_enable="YES"'?

Obrigado a todos!

--
Marcelo Rossi
"This e-mail is provided "AS IS" with no warranties, and confers no rights."