[FUG-BR] Mikrotik RouterOS + RouterBOARD + MiniPCI Senao vs FreeBSD + PC + PCI Senao

Tiago N. Furbeta tfurbeta em cangere.com.br
Terça Novembro 27 22:27:46 BRST 2007

On Thu, 22 Nov 2007 08:20:25 -0300, Mario Augusto Mania wrote
> Entrando em contato com os fornecedores, praticamente, todos
> sugeriram colocar um mikrotik com 3 cartoes no lugar dos dois swl.
Agora virou moda mesmo... é a febre do momento, o STAR-OS caiu em desgraça
depois da versão 3 e o Mikrotik roubou a cena...

> Bem, o problema sempre eh acreditar em conversa de vendedor hehehee.
> Diante desse questionamento do cliente, sobre comprar ou nao esse
> tal de mikrotik, fui pesquisar. Conclusoes:
>
> 1) Mikrotik eh soh uma empresa (dannn)
Realmente, lá no fim do mundo onde ele foi criado, chamam apenas de RouterOS

> 2) RouterOS eh o SO que na verdade eh linux, enxuto, optimizado, e
> com interface de gerenciamento amigavel 3) RouterBOARD nada mais eh
> que um SBC (SingleBoardComputer) 4) Cartao wireless que vai nele
> (Senao) eh um cartao wireless normal, porem, minipci
>
> Diante destas constatacoes, pensei:
>
> Porque nao, ao inves de usar a solucao acima, nao pegar um pc
> qualquer, isntalar o freebsd, colocar tres cartoes senao e o freebsd
> trabalhar como ap?
Vai funcionar, inclusive conheço quem trabalhe com isso, e jura que o bicho é
parrudo (com certeza), o maior problema é a falta de recursos que outros
sistemas têm de sobra (como o Mikrotik).

> Salvo as questoes como: pc tem partes moveis e cooler e pode dar mais
> problemas; pc consome mais energia que o sbc, fica a pergunta:
>
> Funciona? (Sim, deve funcionar, se no linux funciona, nao tem pq no
> FreeBSD nao funcionar). É viavel? Alguem tem FreeBSD com AP em
> producao?
Funciona... hehehehe, mas veja bem, um micro em cima de uma torre, no alto de
uma serra, em dia de tempestade com raio cortando o céu, é pedir pra ter uma
dor de cabeça daquelas, nesse ponto as RBs e as WRAP são muito mais versáteis
(até mesmo porque não têm peças móveis).

Uma coisa eu te falo, Mikrotik é o bicho pra quem trabalha com wireless,
utilizamos muito por aqui, nada a reclamar, o sistema é simplesmente perfeito.
Fica apenas uma dica, utilize cartões PCMCIA ao invés de mini PCI, a
performance (principalmente em ambientes onde o 2.4 GHz está poluído) é outra,
mas não me pergunte o por que disso...

> Atenciosamente
>
> m3

Att.