[FUG-BR] Postgresql nao inicia.

Andre Francisco de Moura andre em gazin.com.br
Segunda Outubro 8 08:21:38 BRT 2007

 Na empresa que trabalho estou tentando migrar o banco de dados Postgresql
8.2 de um cliente que roda no Linux para FreeBsd.
 Estou enfrentando um velho e conhecido problema, nao consigo liberar mais
Memoria compartilhada no FreeBsd. No linux eu somente alterava os parametros
shmmax e shmall usando o sysctl e pronto agora no Freebsd como seu novato
andei pesquisando e fazendo varias configuracoes mas nao consigo levantar
o banco. Abaixou vou detalhar mais o ambiente em que estou trabalhando e
Desde ja agradeço a ajuda.

 - Servidor Ibm System X 3650 com 2 Xeon e 16GB de Ram
   FreeBSD ibm2.matriz.gazin 7.0-CURRENT-200709 FreeBSD 7.0-CURRENT-200709
#4: Fri Oct
   5 17:38:06 BRT 2007
root em ibm2.matriz.gazin:/usr/src/sys/amd64/compile/GENERIC  amd64

 - postgresql.conf
   max_connections =700
   shared_buffers = 2GB

 - Alteracoes no Kernel (kernel foi recompilado)

  options SYSVSHM
  options SHMSEG=16
  options SHMMNI=32
  options SYSVMSG
  options MSGMNB=16384
  options MSGMNI=41
  options MSGSEG=2049
  options MSGSSZ=64
  options MSGTQL=2049
  options SHMMAXPGS=3221225472  # neste parametro ja tentei varias
configuracoes.
  options SEMMNI=512  # Maximum number of sets of IPC semaphores
  options SEMMNS=1240 # Sys-wide max number of individual IPC semaphores
  options SEMMNU=512
  options SEMMAP=512
  options MAXFILES=65500
  options SEMMSL=32
  options IPSTEALTH # randomize IP ID to prevent server from being a
  options ACCEPT_FILTER_DATA
  options ACCEPT_FILTER_HTTP
  options DEVICE_POLLING
  options HZ=1000

- Alteracoes no loader.conf

  kern.ipc.nmbclusters="65536"
  kern.ipc.semmsl="32"
  kern.ipc.shmmni="78"
  kern.ipc.shmseg="2"
  kern.ipc.semmns="1128"
  kern.ipc.semmap="512"
  security.jail.sysvipc_allowed="0"
  kern.maxfiles="65500"
  kern.ipc.shmmax="25769803776"
  kern.ipc.shmall="6291456"

- Alteracoes no sysctl.conf

  kern.maxfiles=65500
  kern.ipc.shmmax=25769803776
  kern.ipc.shmall=6291456
  kern.ipc.shmmni = 4096

- Log do postgresql

  FATAL:  n~ao p^ode criar segmento de mem'oria compartilhada: Cannot
allocate memory
  DETALHE:  Falhou ao executar chamada de sistema shmget(key=5432001,
size=2216443904, 03600).

Andre.
andre em gazin.com.br

Apagar & Anterior |  Apagar & Próxima
Mova para: Entrada Drafts Sent Trash Lixo Eletr?o mail/Drafts mail/Sent
mail/Trash