[FUG-BR] Programas não reaproveitam memória já em uso

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Domingo Outubro 21 11:19:51 BRST 2007

On 10/20/07, Pedro Marinho <pedro7x em gmail.com> wrote:
> [...]
>
> Pretendo com esse servidor, segurar pelo menos 31 maquinas com esse
> servidor (com a intenção de suportar 62 maquinas futuramente, expandindo a
> memória se necessário). Nessas maquinas serão usados diversos programas,
> mas a minha preocupação é conseguir que elas suportem rodar o openoffice e
> o firefox simultaneamente em todas.
>
> Nas maquinas cliente (Pentiuns 500Mhz com 128MB placas de rede 10/100)
> instalei um FreeBSD bem compacto, que após iniciar faz uma query para o
> servidor.
>
> As maquinas estão todas sobre um switch 10/100.

Pelo que entendi tu queres rodar as aplicações na máquina que chamas
de servidor, usando os displays das máquinas que chamas de cliente. Se
for isso, minha primeira sugestão é que invertas os termos. Do ponto
de vista do X Window System a máquina que tem o display é a servidora
e aquela em que a aplicação roda é a cliente. Há uma descrição desses
conceitos em

     http://www.tecgraf.puc-rio.br/~abraposo/pubs/sib2000/sib2000tut.pdf

Se o teu switch é 10/100 então ter uma placa gigabit na primeira
máquina não ajuda. Se conseguires um switch com pelo menos uma porta
gigabit o desempenho geral será melhor. Sei que é mais caro mas como
pensas em ter 62 máquinas no futuro isso pode valer a pena.

> [...]
> kern.maxfiles, e resolvi esse problema, agora está funcionando, o problema é
> que está havendo um consumo muito grande de memória do servidor, que eu
> acho que esteja acontecendo algo errado. [...]
> Com o ultimo teste percebi o seguinte, ele não está reaproveitando nada do
> outro processo já aberto utilizando o mesmo programa, ou seja, está
> acontecendo o seguinte:
>
> - Uma máquina rodando o firefox (v2.0.0.6) [consome ~ 140 MB] e o openoffice
> (v2.3) [consome ~ 170] MB gera um consumo de 310MB (considerando só os

Sugestão: instala o pmap (nos ports, em sysutils/pmap) e vê o resultado de

     pmap -n firefox-bin

--
Carlos A. M. dos Santos