[FUG-BR] Programas não reaproveitam memória já em uso

Pedro Marinho pedro7x em gmail.com
Sábado Outubro 20 15:08:49 BRST 2007

Bem, a situação é a seguinte, montei um servidor X usando o FreeBSD 6.2 com
o WDM e XFCE4, na seguinte maquina, IBM X series com 2 processadores Xeon de
2.8Ghz com HT (já recompilei o kernel com SMP), 2GB de RAM, HD`s SCSI U320 e
placa de Rede Gibabit.

Pretendo com esse servidor, segurar pelo menos 31 maquinas com esse servidor
(com a intenção de suportar 62 maquinas futuramente, expandindo a memória se
necessário). Nessas maquinas serão usados diversos programas, mas a minha
preocupação é conseguir que elas suportem rodar o openoffice e o firefox
simultaneamente em todas.

Nas maquinas cliente (Pentiuns 500Mhz com 128MB placas de rede 10/100)
instalei um FreeBSD bem compacto, que após iniciar faz uma query para o
servidor.

As maquinas estão todas sobre um switch 10/100.

De ínicio tive um problema com o número máximo de arquivos, alterei o
kern.maxfiles, e resolvi esse problema, agora está funcionando, o problema é
que está havendo um consumo muito grande de memória do servidor, que eu acho
que esteja acontecendo algo errado.

Bem os dois ultimos testes que eu fiz foram esses:
- liguei 28 maquinas, quando todas já tinham feito a query do X e iniciado o
WDM, loguei em 10 maquinas (com usuários diferentes) iniciei o firefox em 3
delas, já foi o suficiente para o servidor utilizar toda a memória e 6GB do
swap.
- liguei 5 maquinas, loguei em todas, abri o firefox, o openoffice, o gimp e
o opera em todas, controlando o que ia acontecendo, com a memória do
servidor no processo, no final do teste, o servidor estava utilizando 4,5GB
do swap.

Com o ultimo teste percebi o seguinte, ele não está reaproveitando nada do
outro processo já aberto utilizando o mesmo programa, ou seja, está
acontecendo o seguinte:

- Uma máquina rodando o firefox (v2.0.0.6) [consome ~ 140 MB] e o openoffice
(v2.3) [consome ~ 170] MB gera um consumo de 310MB (considerando só os dois
programas).

- Duas maquinas consomem 620MB

- Três máquinas consomem 930MB

E assim por diante.

Por isso acho que algo está acontecendo de errado, pois o servidor está
replicando o espaço de memória alocado, não está aproveitando nem a parte
estática!

Bem, alguém tem alguma sugestão do que pode estar acontecedo de errado?

Sei que algo deve estar errado pois já tinha feito algo similar em um
servidor mais fraquinho, usando o FreeBSD 6.1 e LTSP (sim, apesar de ele ter
sido feito para o Linux, funciona sim no FreeBSD, com algumas modificações
manuais), o servidor segurava 28 maquinas com o openoffice 2 e firefox 2, e
nele eu via que ocorria esse compartilhamento de memória entre processos no
servidor. Não gostaria de usar LTSP, e sim XDMCP puro mesmo.

Grato,

Pedro

PS me desculpem qualquer coisa errada ou estranha, é a primeira vez que
posto algo