[FUG-BR] OFF: Indicação de livro

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Terça Outubro 23 01:45:38 BRST 2007

On 10/22/07, Flávio Barros <flaviobarros em gmail.com> wrote:
> Pessoal, alguém poderia me indicar um livro sobre redes ?
> Minha intenção é concurso público.
>
> Segue o que vai ser cobrado:
> * Redes ATM, Frame Relay, Ethernet e FastEthernet; protocolos de
> roteamento: RIP, OSPF e BGP4;
> * Equipamentos: switches wan, roteadores e concentradores;
> * Conceitos de Rede SNA, tunelamento DLSw sobre IP;
> * Redes LAN: Protocolos TCP/IP, IPX, NetBIOS sobre TCP, integração com
> redes WAN, Gerência de Rede: modelo OSI de Gerência de Rede;
> *  SMTP,RMON e MIB's; plataformas de gerência HP Openview e CISCO.

Putz, isso aí é um mundo. Se o dominas bem o inglês sugiro que procures:

* Data and Computer Communications, de William Stallings
(descrições em http://prenhall.com/stallings/)

* Computer Networks, de Andrew Tanenbaum
(descriçoes em http://www.prenhall.com/tanenbaum/)

Alguns dos assuntos são difíceis de encontrar em livros-texto, mas
aquivão algumas dicas:

* SNA e DLSw são tecnologias oriundas da IBM. Há alguns documentos
sobre SNA disponíveis em http://www.networking.ibm.com/app/aiwdoc.htm,
incluindo o venerável "SNA Technical Overview".

* NetBIOS é coisa da IBM, originalmente, e da Microsoft. Tem um artigo
na Wikipedia com ponteiros para outros documentos. Outra opção é
procurar por NetBIOS em http://technet.microsoft.com/

* Há livros inteiros sobre SMTP, RMON e MIB's, incluindo um do
Stallings, publicado pela Addison-Wesley. É de 1998 mas ainda se
encontra pra comprar.

* Para conseguires informações sobre plataformas de gerência de HP
(OpenView) e Cisco sugiro que procures manuais nos sites dos
fabricantes. Em livros tu só encontrarás descrições muito resumidas.

--
Carlos A. M. dos Santos