[FUG-BR] Linux VM no FreeBSD

Carlos A. M. dos Santos unixmania em gmail.com
Segunda Outubro 29 16:35:18 BRST 2007

On 10/29/07, Rafael Albuquerque <rbaslack em gmail.com> wrote:

> [...]
> Gostaria de rodar o sistema no FreeBSD [...] O problema é que o FlagShip nao
> possui compatibilidade com FreeBSD, simplesmente nao roda.
> Entao, o que pensei? Rodar uma maquina virtual linux dentro de algum FreeBSD
> meu aqui pra executar essa função. Nao queria algo grafico como vmware
> player, precisava ser algo que eu levantasse, instalasse e depois "rodasse"
> por linha de comando, dentro dessa VM eu configuraria um ip, ssh e acessaria
> a maquina via ssh para manutencao, atualizaçao e uso da aplicacao clipper.

Eu já instalei Linux (diversos sabores) em VM com QEMU. É
relativamente fácil, mas ainda assim me parece exagero pra instalar um
só aplicativo.

> Alguem tem sugestao melhor?

Rodar o aplicativo no modo de compatibilidade do FreeBSD, como se faz
com Adobe Reader, RealPlayer e outros tantos programas.

Quantos programas executáveis pra Linux tem esse aplicativo? A primira
coisa a fazer é dar um

     ldd <programa>

pra saber de quais bibliotecas dinâmicas ele precisa. Isso deve ser
feito com o pacote linux_base-fc4 instalado.

--
Carlos A. M. dos Santos