[FUG-BR] (Off) NAT PF

Fernando L. Silva fernandol.mail em terra.com.br
Terça Abril 8 10:56:22 BRT 2008

Fala pessoal,

Bom dia !!!

Vamos ver se alguém pode me tirar uma dúvida.

Hoje tenho o seguinte cenário aqui, tenho acesso a rede de um cliente onde tenho uma range /24 que pode acessar os servidores que este disponibiliza.

Minha rede ultrapassa esses 254 endereços, então eu faço uso de NAT. Estou fazendo uma reestruturação aqui, onde hoje tem 3 redes diferentes. Minha idéia é colocar uma única rede com range maior diferente dessa /24 que eu tenho disponivel e continuar fazendo NAT para rede /24 quando formos acessar nosso cliente.

Minha dúvida é se eu deixar uma regra fazendo nat para a rede toda /24 ele vai trabalhar legal ?? Alguém faz isso hoje ?
Por exemplo: nat on $int_int from $minharede to $rededocliente -> 192.168.0.0/24

Claro que se a regra acima funciona ou não eu irei testar. Mais gostaria de saber se alguém já fez e teve algum problema de desempenho ?

Hoje eu faço NAT de menos IPs porém para um único IP com acesso a outra rede e quando dou um ping -l 2048 não responde. Um ping normal responde.

Bom fico no aguardo.

Caso alguém não tenha entendido muito bem minha dúvida, manda ai que vamos nos falando.

Mais uma vez, Obrigado !!!
Fernando