[FUG-BR] RES: [Off Topic] Quem já leu o HandBook?

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Terça Abril 8 13:51:53 BRT 2008

Em 08/04/08, Renato Frederick<frederick em dahype.org> escreveu:
>  Sobre os tutoriais, acho bacana tê-los, por exemplo, o tutorial de qmail no
>  site da FUG.

Mas note que o qmail é um sistema externo ao OS, ou seja, apenas roda
no Free, mas não é o Free. Ao que o Free se atende a fazer, a
documentação dele é bastante completa. Você não usa um software
externo para administrar usuários (bom, na verdade, vc não precisa,
mas até pode usar), nem usa um outro software para acessar a mídia, ou
qualquer outra coisa que é responsabilidade do OS prover. Isso, a
documentação dele cobre muito bem.

Para todo o resto, tem o Google. ;-) E, claro, o FUG.

>  Dá para instalar um servidor copiando e colando as linhas, mas lê-lo de
>  inicio ao fim e compreender o porque de ter feito daquele jeito já te dá o
>  guia para você mesmo instalar por conta própria alterando uma coisa ou
>  outra, até incentiva quem acha que instalar um servidor é difícil, dissemina
>  a informação(esta não é a idéia)?
>
>  A "receita de bolo"  pode agilizar um aprendizado, mas fazê-lo de maneira
>  "robô", sem pensar no que esta fazendo, não resolve nada.

O problema da receita de bolo, é que geralmente as pessoas só querem
seguir o que está escrito, sem entender o que está escrito... Gosto da
abordagem do Handbook, pois é menos receita de bolo, e mais leitura de
man pages e compreensão e análise do problema.

Um abc