[FUG-BR] Configurando fitas DAT

m0f0x elmofo em uol.com.br
Quinta Abril 10 17:08:15 BRT 2008

João,

Opinião cada um tem a sua, então, aqui vai a minha... ;)

Os dados de qualquer empresa têm um valor inestimável, mas,
infelizmente, nem todas dão a devida importância a isto. Só quando "a
água bate na bunda" que elas dão - ou seja, deu algum regaço, aí que
vão procurar algo confiável.

Tanto HDs quanto fitas são dispositivos mecânicos, sujeitos a problemas
e falhas. O problema é que HDs falham muito mais do que as unidades de
fita e seus cartuchos.

Claro, se olharmos somente para o lado do custo, é lógico que todo
mundo vai querer e recomendar backups em HDs. Mas, sinceramente, backup
em HD é a mesma coisa que nada. Me dá até medo, e me lembra aquela
situação da empresa de fundo de quintal, com o carinha correndo com
aquela gaveta "USB 2.0 turbo" com um HD dentro, e, dentro dele, a
"vida" da empresa.

Hoje, as unidades de fita não estão mais tão caras. Ainda bem que estas
unidades DDS/DAT estão sumindo do mercado, porque a época delas já se
foi. Só que eu garanto, se a unidade foi bem cuidada, sofreu as
manutenções corretas, e os cartuchos foram devidamente acondicionados
(longe de calor, umidade, estática), você conseguirá ler e restaurar os
dados.

Tenho clientes que finalmente migraram de DAT 72 para LTO-3. Tive de
"migrar" backups de 1996 para mídias WORM, e fiz isto sem demais
problemas. Tenho dúvidas se eu conseguiria ler estes dados se eles
estivessem num backup feito em HD, mesmo que este disco fosse um
cold-disk.

Quanto ao "problema" de trocar fitas, isso aí vai acontecer, só não vai
acontecer se a empresa tiver um pouco mais de dinheiro, ou, realmente
quiser investir, e comprar uma tape library ou um autoloader.

Eu nunca recomendo backup em HDs, CDs ou DVDs, porque eles não duram o
quanto seus fabricantes especificam; passam longe disso. Infelizmente a
maioria das empresas e dos tênicos só lembram de investir na hora de
dimensionar e comprar seus servidores. Na hora que chega na proteção de
energia ou de dados, aí, começa a tragédia e a boquetagem... digo, o
jeitinho brasileiro :(.