[FUG-BR] Configurando fitas DAT

Quinta Abril 10 13:21:49 BRT 2008

(Perigo, flame war à vista.)

Esqueça as unidades de fita. Faça backup em HDs. Compre uma unidade
externa de HD, daquelas sem HD, e use HDs para backup. São mais rápidos,
mais baratos por GB (especialmente se levar em conta o custo da unidade
de fita), tem menos chance de não ter tamanho suficiente para caber o seu
backup (e precisar trocar de fita durante o backup), dá menos problemas
(tive algumas experiências ruins com fitas), não precisa ficar pulando gravações
para pegar uma que está perto do final, pode gravar vários backups sendo
feitos simultaneamente etc.

Uma fita DAT DDS5 36/72 custa R$ 70.00, e um HD SATA de 400 GB custa
R$ 225.00, e o de 500 GB custa R$ 280.00 (cerca de 1 centavo por GB mais
barato que o de 400 GB), segundo o site Boa Dica (www.boadica.com.br). E
no futuro estes HDs podem ir para computadores, e comprar HDs maiores
para armazenar os backups. Isto seria possível fazer com fitas?

Use 2 HDs para backup, pelo menos, e alterne-os. Nos dias pares um e nos
ímpares no outro. Gusrde-os em outro lugar. Pode usar a criptografia do
GEOM para aumentar a segurança, especialmente se o backup tem que
ser levado para outro lugar. Aliás, aconselho guardar os backups em um
lugar longe dos servidores. Pode ser até em um servidor colocado em um
outro lugar, e o backup ser feito por rssh ou rsh.

Espero que tenha criado uma "flame war boa", e não uma das chatas.

Abraços,
    João Rocha.