[FUG-BR] ipfw source routing help please..

Victor Hugo Bilouro bilouro em bilouro.com
Segunda Abril 14 00:53:09 BRT 2008

On Fri, Apr 11, 2008 at 3:17 PM, <marcelo em mginformatica.com> wrote:

> Ola  tenho o seguinte cenario
>  Link Copel   rl0   200.x.x.9
>  link adsl    rl1   192.168.1.100
>
> estes 2 links ligado num freebsd 7, a rota default do freebsd é o link
> copel
> configurei algumas ACL no meu squid topo arquivos .exe, .rar
> para que venha atraves do adls.
> configurei o tcp_outgoing_address 192.168.1.100 no squid
>
> acontece que nao to conseguindo me acertar com ipfw
>
> o source routing naum funciona...
>
> a regra que to testando é esta
> 00100  0  0 fwd 192.168.1.1 ip from 192.168.1.100 to any out xmit rl1

> [...]

Marcelo,

Bom dia!

Grande, se o squid fez match nesta regra, o pacote já esta dentro do
servidor(já passou uma vez pelo firewall). Como a rota de
saída(estabelecida através do squid) é um ip associado a uma interface
local(reachable) você não precisa de regra no firewall. (assumindo que
seu firewall tem from me to any out .... uid squid,root por exemplo)

Para roteamento alternativo você pode usar o squid xor ipfw, você não
necessita de associar os dois.

Lista,

Sou novo por aqui e preciso de avaliação e endosso para minhas respostas. ;)

att
--
Victor Hugo Bilouro