[FUG-BR] RES: WF2Q+ (era IPFW e VoIP)

Segunda Abril 14 19:01:24 BRT 2008

Crie um pipe com a "banda" total disponível.
Crie um peso para cada tráfego que você quer ponderar.

Cada peso terá uma fração do tráfego conforme seu tamanho.

Ex, peso 100, 50, 10.

O peso 100 tera 10x mais fração da banda que o peso 10 e 2x mais fração que
o 50. Mas todos os 3 terao garantidas suas partes, SEMPRE.

Como Patrick citou, quanto maior o peso de um tráfego classificado, mais
"rápido" ele passará na "frente" dos outros tráfegos classificados - imagine
uma criança e um adulto na piscina, o adulto  afunda mais rápido, mas a
criança também chega ao fundo, mais demorado, mas chega.

Isto pode deixar a conversa desagradável alguns segundos(porque não é
prioridade).

Já houve uma discussão destas aqui, falando sobre pipes e queues do ipfw,
está registrada no histórico.