[FUG-BR] RES: WF2Q+ (era IPFW e VoIP)

Eduardo Schoedler eschoedler em viavale.com.br
Segunda Abril 14 23:47:32 BRT 2008

Olá Renato!

Obrigado pela resposta.
Já estive lendo as threads do forum, achei vários. Eis um exemplo básico:
http://www.fug.com.br/historico/html/freebsd/2007-09/msg00583.html

> Crie um pipe com a "banda" total disponível.
> Crie um peso para cada tráfego que você quer ponderar.
Se eu criar um pipe com toda a banda, como ficam os pipes já existentes?
Eu já possuo um script de firewall, com pipes para cada rede /24, limitando
a banda para cada cliente.
Lembrando que o firewall está em produção. =)

O link acima explica os queues e pipes, porém não deixa claro se eu consigo
colocar todos os pipes que já tenho dentro dessa queue com toda a banda, e
nem como fazer.

O link também não fala se eu criar somente queues para os IP dos VoIP já
iria solucionar meu caso.

Obrigado!

Eduardo.