[FUG-BR] Tproxy no FreeBSD

Klaus Schneider klausps em gmail.com
Quarta Abril 16 16:40:54 BRT 2008

Cache Flow não existe mais, agora é BlueCoat. Estou com um destes aqui para
testes, é muito bom, mas deixa a desejar no quesito "economia de banda".

Passaram-se os dias, a performance dele ficou estável, com uma economia real
de 8 a 12%.
O mais interessante nesse tipo de appliances/proxyes é o controle de
conteúdo e proteção contra vírus, que aliás é extremamente eficiente e de
fácil manutenção.

No meu ponto de vista, não colocaria squid para clientes de um provedor
simplismente para "otimizar" banda. Vou citar apenas 4:

1. Segurança
2. Ponto de falha adicional.
3. TCO Alto(requer manutenção periódica, como por ex: clientes reclamando
que tal site não estão funcionando, fazer purge no cache) comparado com os
ganhos com economia de banda.
4. Três horas com o seu squid fora, vai lhe causar prejuízo maior que 20% de
economia de banda.

Os grandes aqui no Brasil, usam sim appliances, mas não é um "squidzinho"
qualquer... São softwares extremamente elaborados, com alta capacidade e
redundância tripla ou maior. Não é atoa que esses equipamentos custam alguns
milhares de dólares.

Já a minha opinião sobre esse assunto é diferente quanto a uso do squid para
uma rede em uma empresa que quer controlar o acesso dos seus funcionários,
mas ainda assim, se pudesse optar entre um appliance e um squid, optaria
pelo appliance, sem pensar duas vezes.

Em 16/04/08, Frederico Terra Boechat <fboechat em mar.com.br> escreveu:

> Nao eh o Cache F;low nao?
>
> eu o vi rodando uma vez, vinha rodando SunOS e um array de 9 discos
> SCSI na epoca
>
> Performance boa mas hardware fraco. Uma pena,
>
> E que eu lembre, nao tinha essa coisa de aparecer o ip do servidor nao.
>
> Frederico Boechat

/*
* Klaus Schneider
*/