[FUG-BR] Apagar hd com segurança

Sexta Abril 25 15:44:55 BRT 2008

Solução razoável:

#!/bin/sh

for i in 1 2 3 4 5 6 7 8 9 0 1 2 3 4 5
do
    dd if=/dev/zero of=/dev/ad<seu disco> bs=1048576
done

Solução definitiva, tocha de acetileno. Veja exemplo no YouTube.

Existem técnicas de recuperar até 12 camadas, mas esta tem
que tirar a controladora do HD e usar uma especial. Até 4 camadas
é bem mais fácil, mas ainda não é muito.

Se usar formatações rápidas é moleza, pois elas só marcam como
espaço livre e controem o sistema de arquivos.

Portanto sugiro sobrescrever 15 vezes pelo menos. Talvez jogar
dados ramdômicos seja mais efetivo que zeros.

João Rocha.