[FUG-BR] OFF: Gerente de TI

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Domingo Abril 27 12:23:03 BRT 2008

Fabio

Você está prestes a gerenciar a TI de uma empresa? Se é você, parabéns.

Se for toda a área de TI, vc precisa desenvolver diversos planos que
sempre integrem tanto as equipes de sistemas quanto as de
infraestrutura e suporte. Te aconselho a estudar CoBIT, ITIL, ASL
(Application Services Library) e ISO 17799 (segurança da informação -
que cobre muito mais do que a idéia besta de que um firewall resolve
tudo, implantando a segurança como parte da cultura da empresa).

Lá você encontra diversas estratégias integradas e como coordenar de
forma "harmoniosa" (na prática isso não existe, mas na teoria, é
lindo!) toda sua infra.

Agora, porque tantas estratégias? Bom, essa é uma resposta bem
simples: a TI é hoje o que move praticamente todo e qualquer negócio.
Desligue os servidores, derrube o link, tire os sistemas de informação
do ar, e veja se a empresa anda. O bom funcionamento da TI é um fator
estratégico importantíssimo. E TI vai muito além de apenas desktops e
servidores ou serviços rodando, são todas as informações e políticas
de segurança, controle de acesso tanto lógico quanto físico, etc.

Enfim, lê um pouco sobre os 4 itens que eu coloquei lá em cima, e vc
com certeza vai ter bastante preparação para gerenciar.

Só que apenas aquilo lá não resolve: é preciso discernimento, e
compreender que engessar demais os processos vai apenas te tornar o
Gerente mais lento de toda a história da empresa, mas sem nenhum
Gerenciamento, vc não é gerente, é só mais um dos "caras da
informática".

Um abd