[FUG-BR] RES: OFF: Gerente de TI

Segunda Abril 28 10:36:53 BRT 2008

Em meu MBA, ouvimos diversas vezes o conceito que a gerência (ou governança)
de TI iria apoiar a tomada de decisões da área que auxilia, por sua vez, a
tomada de decisões de outros setores da empresa(complexo não)? :)

Mas se for pensar, é exatamente isto que o computador rodando um SAP faz,
executa um sistema que tenta integrar todos os setores da empresa e com isto
aumentar a produtividade e reduzir erros.

Mas o foco do gerente de TI vai depender, como o Sérgio falou, do que a
empresa faz. Em muitas organizações TI faz exatamente isto, apóia processos.
Em outras, é o negócio dela. Mas os planos ITIL, COBIT e por aí vai, podem
ser usados como guia para a gerência em qualquer tipo de empresa.

O gerente de TI, como qualquer outro gerente, tem que ter como
característica, ser inteirado de todos os processos "acima" e "abaixo" dele,
além das habilidades humanas no gerenciamento de pessoa, em minha opinião, a
mais importante delas.

Existe muito gerente inteirado com os processos da organização, experientes
nas ferramentas e processos que auxiliam a tomada de decisão mas que, na
hora de lidar com subordinados ou superiores, é uma negação, fazendo todo o
processo desabar.