[FUG-BR] Replicar Instalação

eletri em campus.cce.ufmg.br eletri em campus.cce.ufmg.br
Sexta Agosto 1 10:47:42 BRT 2008

     Bom dia

   Deixei este truque de replicar MBR abaixo por ser muito bom. Quanto a
Gerar imagens de HD's aqui no serviço faço da seguinte forma.
   Existe uma servidora samba com uma partição ativa na rede, acessivel
com senha. Gero a máquina modelo que desejo replicar; dou boot nela com
um live cd (System Rescue-baseado no Gentoo com partimage no sistema do
live); monto a partição samba em minha máquina modelo(utilizo um
software que fiz para facilitar, mas ele usa o comando mountsmb...);
executo o partimage e salvo a partição do sistema que desejo(o Morimoto
tem um tuto muito bom sobre o partimage) na servidora samba; sigo para
a máquina que desejo criar, dou boot com o cd, monto a partição samba e
restauro a partição que desejo a partir da imagem feita.
   Só possuo dois inconvenientes: 1- A partição tem que ser igual ou maior
que a da imagem gerada. Se você gerar uma imagem em uma partição de
15G, mesmo que seu sistema ocupe 10G, você só conseguirá restaurála em
uma partição de 15G ou maior. Problemas com a versão do partimage que
uso, não sei se já melhorou. 2- O hardware da máquina a ser restaurada
tem que ser absolutamente igual.
   Fora isso eu não tenho tido problema algum pra restaurar minhas
máquinas todo semestre; algo em torno de 80 máquinas.
   Saudações
   Olavo Augusto