[FUG-BR] Melhor maneira de fazer copia forense era: Replicar Instalação

Sexta Agosto 1 13:29:35 BRT 2008

Nilton Jose Rizzo escreveu:

>   Aproveitando carona na discussão,
>
>   Qual é a melhor maneira de fazer a cópia de um HD para outro
>   sem modificar um (01) bit seguer do HD original?
>
>   dd, rsync ou outro???
>

>   Tava pensando em usar o dd, mas fiquei na duvida agora, porque não
>   posso mudar as datas de acesso/criação/modificação dos arquivos e o
>   man do dd não diz nada especifico a isso.
>   se bem que pode-se montar o HD inicialmente em modo ro, mas só ai
>   já altera informações, tais como ultimo ponto de montagem, datas .....
>
>   O que vcs usam para isso???

Se é forense, dd(1). Com dd(1) você não perde nada, com dump(1) você
perde extended attributes. Acho que o unico EA que não se perde são as
ACLs; mas se você tem labels MAC (Trusted), perde eles. E pior, tem
situações onde nós temos dados de verdade (userdata) gravado no espaço
de metadata dos Extended Attributes (ou seja, EA binario); esses também
são perdidos.

Eu tava ate montando um ambiente Trusted com isso, onde dados nunca
podem ser acessados sem MAC carregado, e carregado a policy MAC gravada
em metadata é sempre aplicada. Enfim, fora do topico mas eh uma maneira
de garantir que dados possam nunca mais vir a ser utilizados hehe, se
não for sob total controle.

Então dd, pra forense.

--
Patrick Tracanelli