[FUG-BR] RES: Replicar Instalação...

irado furioso com tudo irado em safe-mail.net
Terça Agosto 5 08:28:34 BRT 2008

Em Mon, 4 Aug 2008 21:54:56 -0300
"Luiz Gustavo S. Costa" <luizgustavo em luizgustavo.pro.br> escreveu:

> Porque não usar o g4u ? ele já faz isso mastigado ... sem muita
> necessidade de reinventar a roda:
>
> http://www.feyrer.de/g4u/

tem seus méritos, tem suas deficiencias, como tudo na vida:

a) discos CONVÉM serem de mesmo tamanho - maiores/menores precisam
sofrer alguma intervenção, enquanto as soluções na base de "tar"
não sofrem disso, desde que vc não queira colocar uma imagem de 20G em
um hd de 8G (por exemplo)

b) copia bit-a-bit (como o dd), o que indica que, se vc tiver blocos
ruins no hd-origem êles serão reproduzidos no hd-destino, embora na
verdade não hajam blocos ruins lá.

c) nas copias com tar eu posso excluir diretorios/arquivos ( -X,
--exclude-from FILE - man tar) enquanto com o g4u é provável que (por
exemplo) /proc (Linux) vá para o hd destino, o que é indesejável

no item 5.7 das instruções há uma pequena brincadeira do autor
(NetBSD fan): ".. Some older Linux distributions are known to only
allow files of up to 2GB filesize, and even if there is a Linux 2.4
kernel running, that's no guarantee for a properly working server. Make
sure that your ftp daemon is upto date, or install a decent operating
system." (rs)

amanhã trarei minha "linha de comando" com tar que faz essa copia sem
muito trabalho, direto de um hd pra outro (tamanho indiferente) ou para
um arquivo mesmo, que pode ser armazenado para uso posterior. Claro que
nisto o g4u vai melhor, porque basta o boot por ele para ter-se TUDO
adequado, como (por exemplo) o MBR/boot no novo hd.

enfim, é questão de escolher uma solução que seja mais a "sua cara" :)

--
saudações,
irado furioso com tudo