[FUG-BR] Auxílio em df -h - Urgente!!!!

Pablo Sánchez phackwer em gmail.com
Quarta Agosto 6 15:26:03 BRT 2008

Ah, se não entender, lá vai uma analogia.

Vamos supor que você tenha 5 baldes, cada um de 1 litro.

Agora, vamos supor que você tem 3.5 litros que tem que colocar nos 5
baldes. Você vai encher apenas 3.5 baldes, correto? Agora, pense que o
outro líquido que vier, de 1 litro, não pode ocupar o mesmo balde
ocupado pelo líquido anterior, certo? Então, o que você faz? Coloca no
outro balde.

du vai te mostrar que você tem 4.5 litros no total. df vai te dizer
que você não tem nenhum espaço livre. Mas peraí, vc teria 5 litros de
espaço, correto? Não, errado! Você não pode misturar os líquidos.

Os baldes são os blocos, os líquidos são seus arquivos. Por isso, du e
df dificilmente concordam nos resultados...

2008/8/6 Pablo Sánchez <phackwer em gmail.com>:
> Não só isso, como o df mostra o espaço livre, e o du mostra o espaço
> usado, são comandos diferentes e acredite, tem bastante diferença nos
> resultados.
>
> Mostrar que um arquivo usa 3 megas não quer dizer que ele use exatos 3
> megas de blocos.
>
> Espaço em kbs é diferente de em blocks.
>
> # du -k

> # df -k
>
> Aí sim você vai ter valores coincidentes...

Pablo Santiago Sánchez