[FUG-BR] Mais problemas com PPPoE no FreeBSD 7.0

João Paulo Just jpjust em justsoft.com.br
Segunda Agosto 11 14:00:39 BRT 2008

Olá, lista.

Coloquei o servidor novo com FreeBSD 7 em produção hoje e percebi que
clientes rodando Linux conectam no servidor mas não conseguem navegar.
Futucando, descobri que quando um cliente Windows conecta (e funciona),
o comando `route get <ip_do_cliente_windows>` retorna:

~   route to: 172.16.0.2
destination: 172.16.0.2
~    gateway: 172.16.0.1
~  *interface: tun17*
~      flags: <UP,GATEWAY,HOST,DONE>
~ recvpipe  sendpipe  ssthresh  rtt,msec    rttvar  hopcount      mtu
~ expire
~       0         0         0         0         0         0      1480
~     0

"interface" mostra a interface tun que o servidor abriu para o cliente.
Quando um cliente Linux conecta, o mesmo comando para esse cliente retorna:

~   route to: 172.16.0.3
destination: 172.16.0.3
~    gateway: 172.16.0.1
~  *interface: tun0*
[...]

Observem que no caso dele, "interface" mostra tun0, que não é a
interface dele. tun0 está com outro cliente. O tcpdump também mostra que
os pacotes do cliente Linux chegam no servidor pela interface correta,
mas retornam sempre pelo tun0 (testei com pings).

Se eu adiciono essa linha em ppp.conf:

add! HISADDR 255.255.255.255 HISADDR

na tentativa de forçar uma rota correta, os clientes Linux funcionam,
mas aí eu ganho o mesmo problema com os clientes Windows.

Alguém tem uma luz pra me ajudar? Desde pela manhã estou batalhando aqui.

- --
João Paulo Just
Diretor Executivo - Justsoft Informática Ltda.
http://www.justsoft.com.br/
- --
Feira de Santana, BA, Brasil.
+55 75 8104 8473