[FUG-BR] Atualização maciça: Dicas

Renato Botelho rbgarga em gmail.com
Segunda Agosto 18 16:22:13 BRT 2008

2008/8/16 Joao Rocha Braga Filho <goffredo at gmail.com>:
> Eu estou fazendo uma atualização maciça na minha estação de trabalho,
> e cometi alguns erros e acertos. Acho que aprendi com os dois. Ela ainda
> está em andamento, mas resolvi escrever algumas dicas aqui.
>
> Não vou ensinar a compilar kernel, atualizar ports e os fontes do sistema,
> etc, mas vou dar uma sequência para paralelizar muitas das tarefas para
> que a atualização maciça seja executada o mais rápido possível.
>
> O roteiro envolve atualização do sistema, compilando na máquina, e dos
> pacotes. Eu estou fazendo isto para passar do FreeBSD 6.3-RELENG pro
> [...]

Legal as dicas, atualizações entre major version (6.x -> 7.x) são sempre
traumáticas por conta dos ports.

Pra que usa portupgrade, o que pode-se fazer após terminar de atualizar o
sistema para 7.0 e reiniciar o equipamento é usar um:

portupgrade --batch -f -k -a

Isso irá recompilar *todos* os ports, apenas cuidado com o openoffice :),
você pode removê-lo da lista usando o parâmetro -x, ficaria assim

portupgrade --batch -f -k -a -x '*openoffice*'

Fiz isso na minh última migração de 7.0-STABLE pra 8.0-CURRENT e correu
tudo perfeitamente.

Meus 2 cents.
--
Renato Botelho