[FUG-BR] Sendmail + maildrop

Eduardo Schoedler eschoedler em viavale.com.br
Terça Agosto 19 02:18:51 BRT 2008

Eu passei por um problema parecido.
O maildrop exige o homedir, senão ele acusa erro.
Como todos meus emails estão em /var/mail, deixei esse caminho como homedir
e especifiquei o maildir como "dominio.com.br/usuario".

Assim, o homedir sempre existirá... e você poderá tratar o maildir.

Porém, mesmo assim o maildrop não atendeu todas as minhas exigências.
Por isso, estou testando o dovecot como LDA.
O Dovecot é um canivete suíço, ele faz POP3/IMAP, autentica (SASL) e também
é um LDA.

Abraços.

From: <scuba em centroin.com.br>
Subject: Re: [FUG-BR] Sendmail + maildrop

Filipe,

On Sat, 16 Aug 2008, Filipe Alvarez wrote:

|Você pode criar o home do usuário utilizando a seguinte regra no seu
|maildroprc:
|
|`/bin/test -d /var/vmail/$LOGNAME`
|if ($RETURNCODE != 0)
|{
|       `/usr/bin/maildirmake /var/vmail/$LOGNAME`
|       `/usr/bin/maildirmake -q $QUOTA /var/vmail/$LOGNAME`
|}
|
|Não deixe de alterar o path do maildirmake, '/var/vmail' e $LOGNAME para
seu
|ambiente.

Valeu pela dica, mas no meu caso não resolve.
Meu problema não é com o maildir do usuário, mas o home mesmo
extraído do passwd que o "maildrop -d" usa. Se o usuário não tem home
configurado (e não quero mesmo que tenha. :), o maildrop não consegue
mudar para ele para continuar a execução.

Delivery mode

           maildrop is the mail server's mail delivery agent.  maildrop
   runs in delivery mode when no filename is specified on the
           command line.
           maildrop changes the current directory to the user's home
           directory, then reads /usr/local/etc/maildroprc, then
           $HOME/.mailfilter.

- Marcelo