[FUG-BR] Apache + php + spam

Quarta Agosto 27 11:46:07 BRT 2008

Adalto Lima Moreira escreveu:
> [...]
> é uma das mais interessantes soluções de hardening pro php, e jogue o
> suhosin.mail.protect pra 2 no php.ini, e configure todas as opções de log do
> patch
>
> você estringirá os abusos nos formularios com adicao de To:, Cc:, Bcc: etc,
> e com as opcoes de logs sabera que script esta chamando a funcao mail e com
> que headers
>
> outra solucao é escrever um wrapper pro sendmail e no php.ini configurar o
> sendmail_path chamando o wrapper, eu nunca usei essa abordagem, mas acho que

Concordo plenamente. Suhosin ou wrapper. Minha abordagem é sempre um
wrapper, uso um modificado, baseado nesse:

http://www.conman.org/software/tidbits/php-sendmail-wrapper.html

Com a vantagem que podendo customizar, podemos impor limites por
exemplo, dizendo que um script PHP de um cliente só pode por exemplo
enviar X e-mails a cada Y minutos.

Em um ambiente grande, sabidamente ambiente de hosting compartilhado,
tem que ter controle sobre isso, e impor limites. Ja num ambiente menos
critico, ter controle ja basta. Então os logs resolvem.

Esse wrapper loga hostname, workdir, to, cc, bcc. Com workdir sabemos
onde está o script sendo explorado.