[FUG-BR] Raid Hardware VS. Software

Quarta Dezembro 3 10:43:07 BRST 2008

Roberval Jesus Naka escreveu:
> Olá pessoal
>
> Raid Hardware VS. Software ????
> Alguém tem experiência sobre raid(0 ,1 e 5) por
> software? E qual software usar Geom ou Zfs?
>
> Obrigado.

Sei que é chato responder uma pergunta com outras mas: qual controladora
de RAID?

Tem controladora que não da pra controlar os arrays em producao e
qualquer manutencao tem que ser atraves de console (software da
controladora), tipo extender o array, substituir discos, ou mandar
verificar sincronia. Tem algumas inclusive que uma simples substituicao
de disco a gente tem que esperar acabar no soft da controladora, e isso
faz seu downtime chegar a indices inaceitaveis.

Agora se voce ta falando de pseudo-hardware RAID (BIOS-RAID, ataraid),
então sem dúvida: gmirror é a melhor opção.

Sobre gmirror ou ZFS voce deve avaliar no seu ambiente se vai usar ZFS
ou não. Eu uso aqui em alguns ambientes de producao, em alguns nunca deu
problema, em outras as vezes da. Se for AMD64 mais confiavel.