[FUG-BR] RES: Bloco de Ips Públicos

Quarta Dezembro 3 21:59:15 BRST 2008

Aproveitando as informações do Christopher,

Caso você não tenha ASN o próprio registro.br lhe fornece, junto com o 1o
bloco /20.
Lembrando que o ASN para ISP é gratuito, o bloco de IP tem um custo.

Seja bem específico no formulário de solicitação de ASN, dando detalhes do
uso do bloco, isto agiliza o processo e facilita a aprovação.

Não costumo ver médias empresas conseguindo um bloco /20, afinal é bem
improvável que uma organização precise de tanto IP. ISP´s e provedores de
hosting normalmente conseguem facilmente, dependendo do tamanho deles.

Quando conseguir seu ASN, registre-o no ALTDB. Teve uma discussão minha com
Patrick a respeito do quagga X openBGPD X PF X IPFW, é interessante ler,
principalmente se você precisar de PBR.

Abraços e boa sorte