[FUG-BR] Res: bloquear https com squid

Daniel Nerd nerdjgua em yahoo.com.br
Quinta Dezembro 18 09:13:53 BRST 2008

Pegando o gancho do assunto,

Nunca filtrávamos o HTTPS por nunca ter necessidade de filtrar sites sérios. Todos os sites "maléficos" eu filtrava por palavra na URL (ex: msn, messenger, orkut, etc).
Porém, o site: https://imo.im/ é um gateway em HTTPS para o MSN! Assim, o que antes estava fácil bloquear por URL e por portas no IPFW, agora se transformou num terror! (hehe).

Na tentativa inicial de apenas redirecionar o tráfego da porta 443 para o squid, os sites de bancos pararam de funcionar, e os webmails pessoais da galera também.

Alguma dica aí?

Valeu
Daniel

----- Mensagem original ----
De: Renato Frederick <frederick at dahype.org>
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD (FUG-BR) <freebsd at fug.com.br>
Enviadas: Terça-feira, 16 de Dezembro de 2008 14:34:00
Assunto: [FUG-BR] RES:  RES: bloquear https com squid

Você pode bloquear o acesso direto á porta 443 no seu firewall e obrigar a
todos usarem o squid manualmente no navegador para HTTPS, seja via Police(se
for uma rede com AD) ou via script de configuração automática.
Conforme já foi dito, o Proxy transparente não aceita HTTPS porque isto
seria um ataque 'man in the middle', no caso o squid interferindo na conexão
HTTPS, autenticada e autorizada fim a fim.
Na verdade o rdr por si só não aceita nem http, você tem que ir no squid e
falar que ele está rodando como transparente(HTTP port 3128 transparent),
para aí sim funcionar 100%. E tomar cuidado com programas que não tratam
isto corretamente, como os famosos aplicativos da Caixa
econômica(conectividade social e outros).