[FUG-BR] RES: RES: RES: RES: RES: Mikrotik RouterOS + RouterBOARD + MiniPCI Senao vs FreeBSD + PC + PCI Senao

Quinta Janeiro 3 12:33:12 BRST 2008

Já usei as 3 soluções.

A interface para o Mikrotik[1](vulgarmente "MT") que você fala é o
WINBOX[2], que roda sob Windows. Você gerencia todo o sistema por ela, é uma
mão na roda quando você tem centenas de clientes e precisa delegar para
outros colaboradores poderes como aumentar a banda do cliente - que pode ser
feito pela equipe de vendas - desligar o acesso - pela equipe de cobrança -
e por aí vai.

É nisto ai que qualquer outra solução baseada em console, seja freebsd ou
Linux peca, não tem nada(ainda) tão estruturado e focado para este tipo de
cenário. Ou você vai dar acesso SSH de root na sua torre para seu vendedor e
ensiná-lo a editar o IPFW e mudar a linha 1486, alterando de "ipfw add pipe
7654" para "ipfw deny all" e  depois recarregar as regras? :-)

Sem contar que um erro nos scripts de regras (um "'" não casado ou um "("
não fechado) pode parar todo o sistema. Estas interfaces possuem ainda
auditoria, backup de regras, modo de restauração e por aí vai...

O tinybsd[3] é uma solução estável com freebsd 6.x com kernel enxuto,
resistente às quedas de energia e tudo mais, mas como falei acima é uma
caixa freebsd, não tem nenhuma gerência WEB.
O m0n0wall[4] pode ser alternativa e segue a mesma idéia, já possuindo uma
interface administrativa, mas seria algo mais para um gateway(tendo até um
portal captativo), não tem esta divisão de permissões tão elevada.

O  StarOS[5] segue as idéias do MT, mas o acesso é feito via telnet/ssh,
dispensando o WINBOX(apesar que você pode configurar o MT via telnet também,
com a sintaxe propietária deles que como você citou é bem chata).

Se você já tem uma interface que envia regras para seus freebsd, algo de
controle que faça todo o "trabalho sujo", uma WRAP com freebsd e tinybsd vai
atende-lo igual a um freebsd rodando em intel, com as vantagens que já
sabemos - sem partes móveis, sem aquecimento, baixo consumo de energia, etc.
Só fique de olho da CPU e memória, limitadas e que podem causar erros como
falta de buffer, perda de pacotes, e outros erros imperceptíveis em um PC
que tem alto poder de procesamento. Veja na hora de comprar a WRAP também
qual cartão wireless mini-pci você vai usar, tem que ser um compatível com o
FreeBSD. Existem diversos modelos de WRAP, com diversas interfaces ethernet
onboard e slots mini-pci(para wireless), mas o processador é o mesmo.

Se você não pode perder tempo editando manualmente as regras, ou não sabe
fazê-lo, as soluções como MT são o ideal.

Para finalizar o MT tem algo legal que até perguntei aqui na lista a alguns
meses[6], o tal do "burst"

[1] www.mikrotik.com
[2] http://www.mikrotik.com/screenshots.php
[3] http://www.tinybsd.org/tinybsd