[FUG-BR] RES: RES: RES: RES: Mikrotik RouterOS + RouterBOARD + MiniPCI Senao vs FreeBSD + PC + PCI Senao

Quinta Janeiro 3 11:52:45 BRST 2008

On Jan 3, 2008 9:30 AM, Renato Frederick <frederick at dahype.org> wrote:
> Não, as da mikrotik não... o linux funciona muito  bem nelas, mas freebsd
> que eu saiba não... Mas você pode procurar as placas  WRAP, o tinybsd
> funciona 100% nela(WWW.cfide.com.br tem delas)

Estou MUITO interessado nisto. Qual você já usou? Eu já consegui reduzir
um FreeBSD a 100 MB sem muitas dificuldades. Darai para colocar em um
cartão CF sem problemas, e ter quase todas as funcionalidades do FreeBSD.

Boa parte do que testamos não presta muito. Os Terabean funciona, mas
só configuram com um programa para windows. O Icaros a mesma M... coisa,
e até pior, a configuração web era de faz de conta. Não configurava nada,
podia fazer perder a configuração etc, parecendo que tinha mais bugs do que
recursos. O tão falado mikrotik me pareceu um lixo também. Tem muitas
opções e recursos, isto é bom, e dá para fazer tudo por ssh, mas com muito
trabalho e uma cara de Cisco. A interface amigável era só para windows, o
que eu acho um erro IMPERDOÁVEL. Por que eles não fazem Open Source?
O melhor, que mais me agradou, foi o StarOS, mas tem o erro de ser enxuto
demais, sem uma shell para que eu pudesse fazer scripts.

Eu tenho vontade de colocar FreeBSD nas APs para ter todo o poder de script.
Assim um servidor central poderia controlar todas as APs por rsh, atualizar as
listas de MACs dos clientes automaticamente etc.

João Rocha.