[FUG-BR] Impressora no FreeBSD

Ricardo Nabinger Sanchez rnsanchez em gmail.com
Sexta Janeiro 4 15:33:15 BRST 2008

On Fri, 4 Jan 2008 09:40:58 -0200
Thiago Costa <dk.thiago em gmail.com> wrote:

> Tenho um impressora, Epson Stylus CX3500, estava querendo colocar ela
> no meu FreeBSD. Instalei o CUPS, adicionei a impressora pela interface
> do CUPS, até ai tudo sem problemas. Mandei imprimir uma página de
> teste, aparentemente a interface do CUPS indicou que o Job foi
> enviado, mas só que não saia nada na impressora, era como se nada
> tivesse sido enviado.
>
> A maquina estava com o FreeBSD 6.1 instalado. Resolvi atualizar pro
> 6.2 pra ver se resolvia o problema. Agora com a atualização a situação
> piorou, nem sequer o /dev/ulpt0 é criado quando eu ligo e impressora,
> [...]

Eu tenho uma C63, e desisti de usar o CUPS.  Uso nela o sysutils/LPRng,
pois já tinha feito um filtro que funcionava.  Talvez seja questão de
conseguir usar um mime-type do CUPS, algo tipo "pstoraw".  Ie, o CUPS
recebe teu arquivo, e tenta identificar ele para passar os N filtros até
chegar no que converte postscript para a linguagem da Epson, e daí sim
joga na impressora.  O que deve estar acontecendo aí é que falta algum
dos conversores (no meu caso era o último, de postscript para epson, que
não existia na época que comprei a impressora), ou, se tu tiver com
muita sorte, apenas algumas entradas mime-type indicando os conversores
a usar (talvez estejam comentados).

Se tu não conseguir acertar ela com o CUPS, entra em contato que te
mando os meus enjambres.  São toscos, e só funcionam para arquivos que o
gs (ghostscript) consiga entender e converter (postscript e pdf,
basicamente).  Imagens eu imprimo primeiro em arquivo, com o Gimp, e
depois jogo na impressora com o cat, pulando o spooler.  Não é prático,
e requer habilidades, mas como só eu que uso, pra mim está OK.

--
Ricardo Nabinger Sanchez                   rnsanchez em gmail.com