[FUG-BR] RES: Uptime em servidores

Quarta Janeiro 9 08:53:43 BRST 2008

Atualização de kernel precisa de um boot, poucos OS podem recarregar o
kernel sem boot, houve uma conversa sobre isto aqui também
Isto de uptime é polêmico, tem gente que "gosta" de um uptime de 40anos,
outros não se importam de dar um boot todo dia :)
Uptime  de OS também é algo controverso, tem gente que vê um bug de XYZ que
afeta o sistema em condição "Y"  e já faz um update via cvs, mesmo esta
condição "Y" ser teórica e afetar um sistema em cenário totalmente diferente
do dele. Particularmente só faço update quando o bug me afeta, se meu
sistema nunca estará na condição "Y", para que eu vou fazer  este update,
correndo o risco de algo dar errado? E não adianta falar que "update de
sistema no freebsd nunca dá pau", porque um dia pode dar e aí? Será que o
bug "Y" é tão maléfico ao ponto de voltar um backup :-P

Regras de firewall também seguem, em minha opinião o mesmo pensamento, não é
brinquedo para todo dia adicionar uma linha, a não ser que sua DMZ todo dia
entra um servidor novo, talvez em hosting isto é justificado.

A verdade é que qualquer servidor, se é "mexido" demais, pára todo dia, dá
só amolação, algo de errado tem, ou com o SO, ou com o Operador ou com tudo
junto hehehe