[FUG-BR] Velocidade HD

Ricardo Nabinger Sanchez rnsanchez em gmail.com
Segunda Janeiro 14 10:12:45 BRST 2008

On Mon, 14 Jan 2008 09:35:49 -0200
"mateusgra" <mateusgra em bol.com.br> wrote:

> Estava copiando uma pasta de 5 GB para outra pasta no mesmo Hd pelo
> KDE ele estava marcando a velocidade de 7,6 MB/s tenho um HD Scsi de
> 10.000 RPM de 320 MB/S  estou achando essa velocidade muita baixa ?
>
> Tem algum utilitario tipo o hd parm para medir a velocidade do disco ?
> tem algum parametro para o free poder usar a velocidade máxima do HD ?
>
> Eu estava logado sozinho na maquina e não tinha nenhum outro tipo de
> processo rodando.

OK, mas no que consistem os dados?  1 bilhao de arquivos de 1 KB, ou 5
arquivos de 10 GB cada?  Para conseguir velocidade, o HD precisa receber
menos pedidos de seek(), algo que não tem como evitar caso tua cópia
seja basicamente milhões de arquivos.

Os resultados que tu vê no hdparm são legais, mas, artificiais,
especialmente considerando HDs SCSI ou SATA.

--
Ricardo Nabinger Sanchez                   rnsanchez em gmail.com