[FUG-BR] Squid não atualiza DNS

Alexandre Correa alexandre em sabbath.com.br
Terça Janeiro 15 22:43:54 BRST 2008

o squid tem um tempo que ele demora para finalizar o processo, quando vc da um

squid -k shutdown

ele recebe o sinal, e armazena em hd o que ta na memoria ... antes de
dar um shutdown...

tem uma diretiva que acelera este processo

shutdown_lifetime 30 seconds

em 30 segundos ele mata TODAS as conexoes TCP que estao ativas nele...

isso ja agiliza o processo de shutdown...

a recomendação que eu faço é sempre terminar o squid com o comando
"squid -k shutdown" para nao haver possibilidade de corromper seu
indicce do cache.. (swap.state)....

no linux eu montei um script de start/stop para squid... da uma
adaptada para rodar no freebsd ..

#!/bin/bash

# rc.squid - Comanda o daemon squid
# Alexandre J Correa <alexandre em ondainternet.com.br>

PID=`/sbin/pidof squid`
RUN=0
SQUID="/usr/sbin/squid"
OPTS="-D -s"

if `kill -CHLD $PID > /dev/null 2>&1`; then
        RUN=1
fi

squid_start() {
        if [ "$RUN" == "1" ]; then
                echo "Squid ja esta em execucao..."
                exit 1
        fi
        echo -n "Iniciando squid..."
        ulimit -HSd unlimited
        ulimit -HSf unlimited
        ulimit -HSm unlimited
        ulimit -HSn 65535
        ulimit -HSs unlimited
        ulimit -HSt unlimited
        ulimit -HSv unlimited
        ulimit -HSc unlimited

        $SQUID $OPTS >> /var/log/squid/squid.out 2>&1
        RETVAL=$?

        if [ $RETVAL -eq 0 ]; then
                echo " OK"
        else
                echo " ERRO"
        fi
        return $RETVAL
}
squid_stop() {
        if [ "$RUN" == "0" ]; then
                echo "Squid nao esta ativo..."
                exit 1
        fi
        echo -n "Finalizando squid..."
        $SQUID -k shutdown &
        while : ; do
                echo -n "."
                [ -f /var/run/squid.pid ] || break
                sleep 1
        done
        echo " OK"
}
squid_reload() {
        if [ "$RUN" == "0" ]; then
                echo "Squid nao esta ativo..."
                exit 1
        fi
        $SQUID $OPTS -k reconfigure
}
squid_restart() {
        squid_stop
        squid_start
}

case "$1" in
start)
    squid_start
    ;;

stop)
    squid_stop
    ;;

reload)
    squid_reload
    ;;

restart)
    squid_restart
    ;;
*)
    echo $"Uso: $0 {start|stop|reload|restart}"
    exit 1
esac

exit $?