[FUG-BR] FreeBSD como roteador

c0re dumped ez.c0re em gmail.com
Quarta Janeiro 16 17:36:05 BRST 2008

> E estamos precisando atualizar ele.
> Uma das idéias é trocar por uma maquina boa, talvez um Dell com 2
> processadores Xeon, uma boa quantidade de memória, rodando FreeBSD.
>
> Agora fica a minha dúvida: Uma maquina parruda consegue ter um
> desempenho tão bom quanto um roteador Cisco?

Memória não seria uma questão de empecilho para o desempenho do
i386-router-ish =D

Preocupe-se em ter uma boa placa de rede (recomendo Linksys, da Cisco).

> Precisaria de algum software especifico? Ou apenas o routed já dá
> conta do recado? Utilizar um IPFW2, ou PacketFilter deixaria o trafego
> muito lento?

Depende do que vc planeja fazer: vai usar algum IGP ? Qual ? Vai
trabalhar com BGP4 ? Vai precisar com controle de acessos (ACL's)? Vai
precisar de NAT ? E por aí vai... dependendo das respostas, vc
seleciona os softwares que atendam a sua necessidade.

> A saida para internet é de 40 mbits, e temos cerca de umas 600
> maquinas trafegando. Analizando o trafego interno do roteador, a saida
> e entrada da internet é bem tranquila, mas o trafego interno, entre
> subnets, é bem alto e bastante constante.
>
> Alguém já fez isso? Recomenda ou "desrecomenda" a prática ?

Um roteador aguenta muito mais tráfego que um PC. Simplesmente pelo
fato de "fazer uma única coisa e fazer bem". Agora, é bem provável que
com o hardware e as configurações adequadas vc atinja um nível de
performance tão bom quanto o de um router.

Uma outra coisa a ser levada em conta é o overhead administrativo:
quantos arquivos de configuração ou processos você vai ter que se
preocupar na hora de fazer uma simples alteração na sua rede ? E se eu
precisar usar um route-map, quão complexo será fazer isso no meu SO ?

Um router é bem mais simples de se administrar olhando por esse ponto de vista.

A cisco já anda fazendo algumas experiências com o FreeBSD. O IOS da
Cisco é fatástico, referência pra todos os outros fabricantes, mas em
muita coisa o JunOS, por exemplo, dá de lavada.

Acredito que num futuro não muito distante será lançada um versão MIPS
do FreeBSD customizada pela própria Cisco para ser usada em seus
equipamentos. Aguardem.

[]'s

--
http://www.webcrunchers.com/crunch/