[FUG-BR] RES: Squid não atualiza DNS

Cobausque cobausque em ig.com.br
Quarta Janeiro 16 22:27:24 BRST 2008

Olha eu já tive este problema .. não vi muita lógica mas quandoeu configurei
meus servidores pra se sincronizarem pelo ntp parou com isso .. pode ter
relação com data do sistema ... pelo que eu já vi .

-----Mensagem original-----
De: freebsd-bounces em fug.com.br [mailto:freebsd-bounces em fug.com.br] Em nome
de ca_programador007
Para: Lista Brasileira de Discussão sobre FreeBSD
Assunto: Re: [FUG-BR] Squid não atualiza DNS

Olá meus camaradas!!

  Então...não funcionou não..
  Precisei liberar o ip do usuário e retirar o proxy.. aí sim, conseguiu
visualizar as paginas................
  como faço para o squid se atualizar?

  valeu Carlos

Alexandre Correa <alexandre em sabbath.com.br> escreveu:
  o squid tem um tempo que ele demora para finalizar o processo, quando vc
da um

squid -k shutdown

ele recebe o sinal, e armazena em hd o que ta na memoria ... antes de
dar um shutdown...

tem uma diretiva que acelera este processo

shutdown_lifetime 30 seconds

em 30 segundos ele mata TODAS as conexoes TCP que estao ativas nele...

isso ja agiliza o processo de shutdown...

a recomendação que eu faço é sempre terminar o squid com o comando
"squid -k shutdown" para nao haver possibilidade de corromper seu
indicce do cache.. (swap.state)....

no linux eu montei um script de start/stop para squid... da uma
adaptada para rodar no freebsd ..

#!/bin/bash

# rc.squid - Comanda o daemon squid
# Alexandre J Correa

PID=`/sbin/pidof squid`
RUN=0
SQUID="/usr/sbin/squid"
OPTS="-D -s"

if `kill -CHLD $PID > /dev/null 2>&1`; then
RUN=1
fi

squid_start() {
if [ "$RUN" == "1" ]; then
echo "Squid ja esta em execucao..."
exit 1
fi
echo -n "Iniciando squid..."
ulimit -HSd unlimited
ulimit -HSf unlimited
ulimit -HSm unlimited
ulimit -HSn 65535
ulimit -HSs unlimited
ulimit -HSt unlimited
ulimit -HSv unlimited
ulimit -HSc unlimited

$SQUID $OPTS >> /var/log/squid/squid.out 2>&1
RETVAL=$?

if [ $RETVAL -eq 0 ]; then
echo " OK"
else
echo " ERRO"
fi
return $RETVAL
}
squid_stop() {
if [ "$RUN" == "0" ]; then
echo "Squid nao esta ativo..."
exit 1
fi
echo -n "Finalizando squid..."
$SQUID -k shutdown &
while : ; do
echo -n "."
[ -f /var/run/squid.pid ] || break
sleep 1
done
echo " OK"
}
squid_reload() {
if [ "$RUN" == "0" ]; then
echo "Squid nao esta ativo..."
exit 1
fi
$SQUID $OPTS -k reconfigure
}
squid_restart() {
squid_stop
squid_start
}

case "$1" in
start)
squid_start
;;

stop)
squid_stop
;;

reload)
squid_reload
;;

restart)
squid_restart
;;
*)
echo $"Uso: $0 {start|stop|reload|restart}"
exit 1
esac

exit $?

2008/1/15 ca_programador007 :
> Olá Alexandre.. valeu pela resposta
>
> O meu tava 5 minutos e ainda tava comentada (risos).
> Vou fazer o teste amanha na empresa e se der cert, posto aqui para vocês.
>
> Aproveitando preciso perguntar uma coisa..
> Porque eu páro o squid, ele sempre fica executando ainda?
> Faço isso: /usr/local/etc/rc.d/squid stop
> vou em top e ele está executando, sempre eu preciso matar o processo e
depois quando eu mato o processo eu starto ( /usr/local/etc/rc.d/squid
start).
> Eu nao consigo dar o reload e se eu restarto, ele nao acontece nada, só
atualiza mesmo quando eu stopo, mato o processo e depois starto.

> Porque acontece isso?
> no aguardo, carlos
>

> Alexandre Correa escreveu:
> tem uma diretiva..
>
> negative_ttl
>
> qual o valor que voce esta usando.. ela mantem em cache (memoria) os
> caches de erros (dns, 404, etc etc) pelo tempo determinado..
>
> coloca ai negative_ttl 3 minutes

tem páginas que eu acesso que dá o seguinte erro:

trocar o ip da máquina (DHCP, mas eu fixo o ip que eu quero), tentei alterar
o dns, e nada....
no browser, mostrando o erro citado.

fazer para resolver meu problema?